Mangá

  

   No período Nara, século VIII d.c, surgem os primeiros rolos de pintura japonesas, as tais pinturas eram conhecidas como emakimono, em seus conteúdos eram associados pinturas e textos que literalmente se desenrolavam. O primeiro emakimono foi intitulado de “Ingá Kyô”, cópia de obra chinesa.
No século XII, surgem emakimonos genuinamente no estilo japonês de estampas. Porém os 
mangás  como lemos econhecemos nos dias atuais, surgem no início do século XX, influência pelo formato dos gibis ocidentais, principalmente dos EUA. Na época surgiu o “Primeiro Soldado Norakuro” , criado por Tagawa Suiho. Nesta fase o governo japonês utilizou o quadrinhos para fins de propaganda.Depois da Segunda Guerra Mundial, há uma explosão de produção em escala mundial de quadrinhos, dando espaço para a criação de publicações locais em regiões periféricas do Ocidente e em países orientais. Os desenhistas de manga são conhecidos como “mangakas”. 
A obra de Tezuka(inventor do mangá) definiu as características do mangá, como expressões faciais exageradas como:linhas de velocidade,O artista - falecido em 1989 - foi tão influente que é chamado de Deus Mangá.Na animação, apesar de haver desenhos anteriores produzidos no Japão, Tezuka é considerado o fundador da indústria, com obras que marcaram a cultura nipônica. Os animês são exibidos no Brasil há mais de 40 anos, e séries como Don Dracula, Piratas do Espaço, Menino Biônico e Sawamu colecionam fãs. Mas o maior fenômeno foi Cavaleiros do Zodíaco.


                                                                                               Desenhado por Monica Viviany Trindade                                   












Nenhum comentário

Postar um comentário

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger